
A célula
Robert Hooke ao observar um pedaço de cortiça, por um microscópio que desenvolveu, reparou que esta era constituída por compartimentos a que deu o nome de células. A noção de célula nasce com Hook.
Com a descoberta do microscópio o Homem conseguiu ir mais longe do que os seus sentidos permitiam. Com o objetivo de observar superfícies consegue ver estruturas ínfimas, estruturas que olho humano não consegue atingir, como por exemplo células de pequenas dimensões e os seus organelos.
Desta notável descoberta até à formulação da Teoria Celular levou mais de um século (formulada em 1839).
A Teoria Celular assenta nos seguintes tópicos:
-Todas as células provém de células pré-existentes;
-A célula é a unidade básica de todos os seres vivos;
- A célula é a unidade de reprodução, desenvolvimento e hereditariedade.
Microscópio
-O microscópio funciona basicamente porque a estrutura (objeto) que pretendemos observar , irá ser trespassada por um feixe de luz e esta irá refratar ou absorver os raios luminosos criando contraste entre a estrutura e o meio envolvente.
-o limite de resolução é a menor distância que separa dois pontos muito próximos de forma a poderem ser distinguidos com clareza.
Para o olho humano, o poder de resolução é cerca de 0,000 1 m (100 micrómetros) para o microscópio ótico (moc), o poder de resolução é cerca de 0,000 000 1 m ( 100 nanómetros), para o microscópico eletrónico (met), o poder de resolução é de 0,000 000 000 1 m (1 angström)
- A diferença fundamental entre estes dois microscópicos é que o eletrónico utiliza um feixe de eletrões e as lentes sãoeletromagnéticas e a o ótico utiliza luz e as lente são de vidro.
A base celular da vida
Seres unicelulares: seres vivos constituídos por uma só célula.
Seres pluricelulares: seres vivos constituídos por muitas células.
Células procarióticas:
- as procarióticas, as primeiras a aparecerem na Terra há cerca de 3500 Ma que constituem os seres dos reinos Eubatéria e Archeobactéria ( Monera na classificação de Wittaker) não possuem organelos envolvidos por membranas, o núcleo está espalhado pelo citoplasma, não tem membrana nuclear, o nucleóide, e é o local onde se encontra o material genético (DNA);
Células eucarióticas:
- as células cujo o núcleo está envolvido por uma membrana nuclear são as células eucarióticas, mais complexas, com o material genético no núcleo e com organelos constituídos por membranas. Constituem os seres dos reinos Protista; Fungi, Plantae e Animalia, que se julgam existir na Terra há cerca de 2100Ma.
Células eucarióticas animais VS vegetais
Enquanto que as células vegetais possuem parede celular, plastos (cloroplastos, entre outros) e vacúolos que vão aumentando com a idade, as células animais não têm plastos nem parede celular, os seus vacúolos (quando existentes) são pouco desenvolvidos e possuem centríolos.
Constituintes celulares
Membrana celular (membrana plasmática) – constituinte celular que regular as trocas entre o meio intracelular e o meio extracelular.
Citoplasma – constituinte celular onde se encontram vários organelos responsáveis por diversas actividades celulares. O citoplasma apresenta uma massa semifluida, aparentemente homogénea, onde se podem observar diversas estruturas, o hialoplasma.
Mitocôndrias – organelo celular onde ocorrem importantes fenómenos de respiração aeróbia, constituindo locais de intensa produção de ATP (energia).
Complexo de Golgi – conjunto de sáculos achatados associado a vesículas esféricas. Armazena substâncias de secreção.
Lisossomas – pequenas vesículas esféricas que se destacam do complexo de Golgi e onde se acumulam enzimas digestivas.
Retículo endoplasmático – é uma via de comunicação das células. É constituído por uma extensa rede de sáculos achatados e de vesículas, distribuídos no hialoplasma. São os “canais de circulação” das células.
-
Retículo endoplasmático rugoso: tem ribossomas síntese proteica.
-
Retículo endoplasmático liso: não tem ribossomas.
Vacúolos – são cavidades delimitadas por uma membrana e que contêm geralmente água com substâncias dissolvidas, absorvidas pela célula ou elaboradas por ela. Locais onde ocorre digestão intracelular.
Inclusões o Inclusões lipídicas: formadas por gotículas líquidas ou partículas sólidas. o Grãos de secreção: substâncias segregadas por células glandulares e que acabam por abandonar a célula.
Cílios e flagelos – são organelos locomotores. Quando são finos e numerosos têm o nome de cílios, quando são longos e em pequeno número denominam-se por flagelos
Plastos – grupo de organelos dinâmicos, que só se encontram nas células das algas e das plantas, onde ocorrem diversos tipos de metabolismo.
-
Cloroplastos: são organelos geralmente ovóides, que contêm pigmentos fotossintéticos, nomeadamente clorofilas, daí a sua cor verde. Aparentemente os cloroplastos, quando observados ao microscópio, deslocam-se. Na verdade é o hialoplasma que, animado de movimentos de ciclose, arrasta passivamente os cloroplastos.
Núcleo – organelo celular que contém a informação que regula as actividades celulares. Está delimitado por um invólucro ou membrana nuclear.
Parede celular - constituinte presente em algumas células, colocado exteriormente à membrana celular.





VS
