top of page

Sistema Terra-Lua:

Existem várias teorias para explicar o aparecimento da Lua.

 

Lua - irmã da Terra - A lua ter-se-á formado aquando a Terra e por ser um corpo celeste pequeno na fase inicial do sistema solar foi atraída pela massa mais densa, ficando em órbitra à volta do nosso planeta.

 

Lua- filha da Terra- Big Splash -Na Terra primitiva um corpo celeste do tamanho de Marte, terá embatido na Terra e os fragmentos do embate ter-se-ão aglomerado formando a Lua. É a teoria atualmente aceite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teoria da co-acreção- supõem-se que a lua se tenha formado ao mesmo tempo e pelos mesmos processos que a Terra a partir da nebulosa Protoplanetária solar.

 

 

Teoria da fissão- supõem-se que a Lua se separou de uma Terra ainda em fusão por efeito de rotação.

 

Lua:

A Lua é um satélite natural de pequena dimensão, por essa razão esta tem fraca atração gravitíca, possíveis fluídos e gases escapam para o espaço, isso faz com que a Lua não tenha atmosfera.

Por não ter atmosfera a superfície lunar não está protegida dos impactos meteoríticos e a sua superfície está revestida por inúmeras crateras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Características da Superficíe Lunar:

 

Ao observarmos a superfície lunar podemos distinguir zonas escuras aplanadas e zonas claras mais elevadas. As zonas escuras designam-se por mares e as mais claras por continentes.

A composição dos mares é basáltica e correspondem a episódios magmáticos resultantes do impacto de meteoritos na Lua.

Os continentes são formados por uma rocha rica em feldspato, o anortosito e a sua superfície repleta de crateras de impacto.

A Lua não tem nem atmosfera nem hidrosfera, a erosão é muito ténue e deve-se à amplitude térmica (120ºC a -150ºC) que desagrega as rochas em porções mais pequenas e que se deslocarão para locais mais baixos, pela ação da gravidade. Devido à fraca eficácia da erosão da superfície lunar as rochas da Lua são mais antigas que as que se tem registo na Terra, dado que a erosão eficaz na Terra destruiu as rochas mais antigas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interacção Terra-Lua:

 

A Lua é o nosso satélite, um pouco a nossa segunda casa no espaço. É o segundo objeto mais brilhante nos céus.

A lua é o único planeta que tem uma influência direta sobre a Terra, sensível à escala humana,pois a Lua é um astro de grande dimensão relativamente ao tamanho da Terra o que faz com que a interação entre estes dois astros seja bastante acentuada. De facto, como se sabe, as marés são provocadas pela atracção da lua sobre os oceanos;menos conhecido é que a Terra sólida também ofre o efeito da maré, com variações de altura que atingem dezenas de centímetros.

A interacção gravitacional Terra-Lua tem outras consequências interessante: o efeito da maré atrasa a rotação da Terra cerca de 1,5 milissegudo por século e afasta a Lua da Terracerca de 3,8 cm por ano; Além disso, é esta a interacção gravitacional a responsável pela rotação da Lua ser síncrona com a sua translaçã. é por isso que vemos sempre a mesma face do nosso satélite.Na verdade, os complexos efeitos gravitacionais levam que a Lua oscile um pouco na sua órbita (movimento de libração), o que nos permite ver cerca de 53% da sua superfície ao longo do ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo: Formação da Lua 

© 2023 by Web Folk. Proudly created with Wix.com

bottom of page