top of page

A terra e os seus Subsistemas 

 

O que é um sistema?

Um sistema é qualquer porção do Universo com diferentes componentes em interacção que atuam entre si de uma forma organizada. Estes são constituídos por massa e energia.Um sistema é uma àrea delimitada no espaço, este possui sempre uma fronteira (seja esta  real ou imaginária).

 

Exemplos de Sistemas : Um átomo, um mineral, uma rocha, um sistema planetário, um ser vivo ou simplesmente uma célula podem ser considerados sistemas.

 

Classificação de sistemas através das inter-relações entre eles:

 

Sistema Isolado - Neste tipo de sistema não existe permuta nem de matéria nem de energia entre o sistema e o meio em que se encontra.

Este sistema é muito raro na Natureza.

 

Sistema Fechado- Nestes sistemas existe permuta de energia contudo não existe troca de matéria entre o sistema e o meio onde se encontra.

O sistema Terra é um exemplo de um sistema Fechado, além de receber energia solar a terra emite energia térmica (existem portanto trocas de energia) e não existe troca de matéria (os pequenos meteoritos que caem são ignorados e o Hidrogénio e Hélio que a terra emite não são significativos).

 

Sistema Aberto - Num sistema aberto ocorre intercâmbio de matéria e enegia entre o meio e o sistema. 

Este sistema é o mais vulgar dentro da Natureza.

 

 

Concluímos então que são estes os 3 tipos de sistemas que existem no nosso Universo.

Para além de ser o sistema fechado a Terra é também um sistema composto, ou seja é constituida por outros subsistemas.

 

4 subsistemas da Terra:

  • Atmosfera

  • Biosfera

  • Hidrosfera

  • Geosfera

 

Atmosfera:

A atmosfera é constituída por uma mistura gasosa, esta tem 700 km de espesura e consoante a temperatura, a pressão e composição divede-se em 4 camadas:

Termoesfera (80-700km)

Mesoesfera (50-80km)

Estratosfera- masi conhecia por camada de Ozono (25-50km)

Tropoesfera (0-25km).

 

A atmosfera é constituída por:

  • 78% de Azoto

  • 21% de Oxigénio

  • 1 % de outros gases como Dióxido de carbono, Vapor de água, Ozono, Hidrogénio, Gases raros...

 

 

A atmosfera tem um papel muito importante na nossa sobrevivência:

- Devido à sua composição quimica nomeadamente a percentagem de oxigénio livre permite respiração aeróbia. Por outro lado o dióxido de carbono, por exemplo, é integrado em substâncias orgânicas, através da fotossíntese realizada pelos seres produtores. Estas substâncias são essênciais à sobrevivência dos produtores e de todos os seres que directa ou inderectamente as consomem através da cadeia alimentar. O oxigénio e Dióxido de carbono são portanto fundamentais para a vida dos seres vivos.

- A camada de Ozono que possui filtra a radiação ultra-violeta.Sem esta era impossível a existência de vida na Terra.

- A Atmosfera ocupa também o lugar de camada protectora da terra, protegendo esta dos impactos meteoríticos, que podem originar a extinção das espécies.

-A atmosfera permite que a Terra não tenha amplitudes térmicas muito elevadas, pois ajuda a dissipar o calor durant o dia e funciona como isoladora térmica durante a noite.

 

Biosfera:

 Este subsistema é constituído por todos os seres vivos existentes, desde os mais simples (bactérias) até aos mais compostos (humanos).

A vida terrestre está condicionada à superficìe e a vida nos oceanos à plataforma Continental ( onde se encontram cerca de 95% dos seres vivos que nos servem de alimento) onde os raios solares chegam.No entanto, existem também seres vivos onde o sol não chega, a grandes profundidades.

O ser humano interage com a biosfera com uma grande intensidade, tirando partido dos diversos recursos que nela existem (vegetais, animais..) e tendo uma atividade poluente. Apesar de depender da biosfera o homem explora-a sem assegurar o seu equilibrio e manutenção, revelando-se assim como uma ameaça para a vida na Terra.

Concluímo então que os seres vivos (não só o homem) infuenciam muito intensamente o meio, a Biosfera.

 

Geosfera:

Alguns planetas do sistema solar são considerados gasosos o que não e o caso da Terra cuja parte sólida e claramente dominante, no entanto estudos afirmam que o interior da terra não é totalmente sólido, tem também partes (geralmente próximas do núcleo) que são mais liquidas. A Geosfera compreende-se então como a parte rochosa da terra. A sua superfície serve de suporte a um elevado número de seres vivos, que sobre ela realizam todas as suas actividades. À geosfera o homem vai buscar recursos metálicos, não-metálicos e energéticos para melhorar a sua qualidade de vida. Maioritariamente a utilização destes recursos não é utilizada de um modo racional o que provoca impactos negativos no ambiente que mais tarde ou mais cedo reflectem-se nas condições de vida das populações.

 

Este subsistema é constituído por:

 

Litoesfera - Parte externa que serve de suporte à vida.

Astenosfera

Manto

Núcleo 

 

Hidrosfera:

 A Hidrosfera é constituída por todos os reservatórios de água existentes na Terra: água dos rios, lagos, mares, calotes polares, oceanos...

Esta está em constante mudança de estado fisíco devido às mudanças de temperatura à tendência da água se deslocar para zonas de menor altitude (acção da gravidade).

 

Ciclo da água ou hidrológico:

É a continua circulação da água sobre o nosso planeta. 

Parte Interna 

Processos:

  • Evaporação 

  • Transpiração

  • Sublimação

  • Condensação

  • Precipitação

  • Escoamento

Concluimos então que este ciclo é essencial para a renovação da água sobre a Terra.Para conservá-lo devemos preservar as florestas, estara etntos à poluição dos oceanos e do ambiente

 

Destribuição da água na Hidrosfera:

  •  

  • Água salgada (oceanos) - 97.5%

  • Água doce - 2,5% :

  •  

  • Calotes Polares - 74% (dos 2,5% de água doce)

  • Lagos e Rios 

  • Atmosfera

  • Água no solo 

  • Seres Vivos 

  • Águas subterrâneas

 

A Hidrosfera é muito importante na Biosfera poi é o principal constituinte dos seres vivos e permite as reacções bioquímicas.Esta é um elemento estrutural e regulador dos seres vivos.

 

Para Concluir:

O sistema Terra depende das interações entre os 4 subsistemas, uma alteração num deste subsistemas altera o equilíbrio do sistema Terra. Estas alterações podem originar extinções em massa.

Por exemplo: se ocorrer uma fase de vulcanismo intenso (geosfera), os materiais lançados pelos vulcões (cinzas vulcânicas) podem alterar as condições climáticas (atmosfera) e provocar inundações (hidrosfera) nuns locais e secas noutros lugares, o que irá influenciar a vida (biosfera) nos ecossistemas.

 

26% (dos 2,5% de água doce)

          Atmosfera

          Geosfera

        Hidroesfera 

          Biosfera 

© 2023 by Web Folk. Proudly created with Wix.com

bottom of page