
Estrutura interna da Geosfera:
Modelo Clássico
O comportamento das ondas sísmicas em profundidade é a melhor fonte de informação para o conhecimento do interior da Terra. As ondas S só vão até ao fim do manto e início do núcleo externo e as P conseguem passar até ao centro da Terra. As ondas sísmicas tendem a aumentar a velocidade à medida que a profundidade aumenta também. Admite-se que a rigidez e a densidade dos materiais devem aumentar com a profundidade.
- as ondas P e S aos 2900 km de profundidade mudam de comportamento;
- as ondas S não se propagam a partir dos 1900 km e as P baixam bruscamente de velocidade.
O Modelo Clássico/ Modelo segundo as propriedades químicas divide a Terra em 3 camadas: crosta/crusta (1% da massa), manto (82% da massa) e núcleo (17% da massa). As camadas são separadas pelas descontinuidades de Mohorovicic aos 30 km e a de Guttenberg aos 2900 km. Cada camada é subdividida em outras duas, também estas divididas por descontinuidades como a de Lehmann aos 5150 km.
Descontinuidades - Locais no interior da Terra onde as ondas sísmicas mudam bruscamente de velocidade.
Zonas de sombra - corresponde de certa forma à projeção da sombra do núcleo na superfície da Terra, se o imaginarmos iluminado a partir do local da origem de um sismo. Na zona de sombra não são recebidas ondas sísmicas interiores, devido à existência de uma camada líquida aos 2900 km de profundidade - o núcleo externo - que impede a propagação das ondas S e reduz a velocidade das ondas P, refractando-as e fazendo com que só voltem a ser recebidas à superfície, para além da zona de sombra.
As zonas de sombra estão na descontinuidade de Gutenberg e correspondem à refração e reflexão das ondas sísmicas que ao encontrarem materiais cuja rigidez é nula (estado líquido) - mudam de comportamento (velocidade) e desviam a sua trajetória.
Ao ocorrer um sismo, temos diferentes tipos de propagação de ondas:
- onda direta: é a onda inicial, com origem no hipocentro e que não interage com nenhuma superfície de descontinuidade, não sofrendo por isso reflexões nem refrações.
- onda refletida: é uma nova onda que se propaga, a partir de uma superfície de descontinuidade, em sentido contrário e no mesmo meio em que a onda inicial se estava a propagar.
- onda refratada: é a onda transmitida por uma superfície de descontinuidade, para o segundo meio.
As ondas P têm uma zona de sombra mais extensa que as S, devido à impossibilidade das ondas se propagarem a profundidades superiores a 2900 km. As ondas P desaparecem então a cerca de 11 500 a 14 00 km de distância ao epicentro, que corresponde a 103º e 142º - distância angular - respetivamente, e voltam a aparecer para maiores ângulos. Enquanto as ondas S desaparecem aos 103º e não voltam a aparecer, dado que estas ondas não atravessam os materiais líquidos.
Modelo físico:
Divide a Terra em:
Litosfera
Astenosfera
Mesosfera
Endosfera
As características de cada camada podemos observar na imagem:


