
O Tempo Geológico:
À semelhança do nosso calendário anual, regularmente dividido em meses, semanas e dias os geólogos criaram um "calendário" constituído por várias divisões e subdivisões com durações diferentes e que estão frequentemente limitadas por acontecimentos biológicos com expressão no registo fóssil.
Com o método de datação relativo, apenas as rochas com fósseis (sedimentares) se pode fazer uma datação, no entanto os registos fósseis são apenas uma nona parte da idade da Terra. Com o método radiométrico é possível datar as rochas e fazer uma geocronologia expressa em Ma, permitindo ao geólogo criar a escala do tempo geológico, fazendo a geocronologia a partir de escalas estratigráfica.
A escala divide a Terra nas seguintes divisões: éons, períodos, andares, e outras subdivisões.
Éon Hadeano: 4600 – 4000 Ma
Formação do sistema solar. Fase cósmica da Terra. Arrefece a crosta superficial, forma-se a atmosfera primitiva e os primeiros oceanos.
Éon Arcaico: 4000 – 2500 Ma
As rochas mais antigas conhecidas pertencem a esse periodo.
Aparecem as primeiras formas de vida , seres unicelulares procariotas, assexuados, bactérias (ancestrais) e cianobactérias. As cianobactérias sendo fotossintéticas foram os seres responsáveis pelo aparecimento de oxigénio livre na água e na atmosfera. Surgem os seres eucariotas unicelulares.
Éon Proterozóico: 2500 – 542 Ma
Surgem seres multicelulares.
Éon Fanerozóico: 542 – 0 Ma
Nós estamos inseridos neste éon. Contempla o aparecimento das formas de vida mais complexas e à escala macroscópica.
Divide-se em três eras: Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
Era Paleozóica: 542 – 251 Ma.
Grande diversificação de seres vivos, foram surgindo formas de vida cada vez mais complexas, aparecem os seres vivos com conchas ou carapaças, existindo seres de quase todos os grandes grupos atuais. Extinção em massa de seres marinhos.
Era Mesozóica: 251 – 65 Ma
Época regida pelos répteis, aparecem as aves e plantas com flor. Extinção em massa de seres, incluindo os dinossauros.
Era Cenozóica: 65 – 0 Ma
Desenvolvimento dos mamíferos, aparece o homem.
Na imagem seguinte estão representados não só os Éons como também os Períodos e as Eras:

