top of page

Missão Rosetta:
No dia 10 de Outubro de 2014, estando a decorrer a Semana Mundial do espaço, o secundário do Colégio Vasco da Gama dirigiu-se ao Pavilhão do Conhecimento para realizar atividades e assistira a uma palestra relacionadas com a missão Rosetta.
Esta visita de estudo teve como objetivo principal conhecer o projecto Rosetta, desenvolvido pela ESA ou Agência Espacial Europeia. Além disso perceber como foi concebida a missão e conhecer o cometa envolvido no projeto ( 67P/ Churyumov-gerasimenko).
O projeto Rosetta consiste numa sonda, a sonda-mãe que incorpora uma sonda mais pequena, denominada de Philae.
O Philae tem como objetivo "acometar" no cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko.
Se a missão correr como previsto tratar-se-á de um grande "passo" para a ciência visto que pela primeira vez cientistas conseguirão ir ao encontro de um cometa e "acometar" em cima do mesmo. Este feito poderá fornecer-nos importantíssimas informações sobre o início da vida na Terra.
A sonda recebeu o nome de Rosetta Philae em homenagem à Pedra da Rosetta, cuja descoberta, em 1799, auxiliou no entendimento dos hieróglifos egípcios.
Para além da palestra sobre o projeto a que assistimos, foram realizadas várias atividades tendo com tema principal o espaço, entre as quais a construção de um cometa (através de gelo seco, areia...).
A Rosetta foi lançada em 2004 e no dia 12 de Novembro de 2014, depois de 10 anos a vaguear pelo espaço, o Philae conseguiu "acometar" no cometa como previsto.
Apesar da posição em que "acometou" e neste momento a sonda não estar a enviar informações para a terra (pois perdeu energia devido à pouca recepção de energia solar), mal pousou no cometa o philae enviou inúmeras informações que vão servir para estudos durante anos. Podemos então concluir então que de certa forma a tão trabalhosa missão foi bem sucedida!
A CIÊNCIA FEZ HISTÓRIA, E NÓS TIVEMOS LÁ PARA VER!



Cometa 67P
Philae landing
bottom of page