top of page

Last Day of Dinosaurs:

Relatório sobre o filme: " O último dia dos Dinossauros"

 

Objectivos do visionamento do filme:

 

Com a iniciação do primeiro tema que vamos estudar a Geologia foi-nos posta a seguinte questão-problema: "Por que razão os dinossauros se extinguiram?".

O visionamento deste filme teve então como objectivo nos dar a conhecer uma das teorias que é hoje aceite para explicar este acontecimento, a teoria do impacto meteorítico.

Além disso através deste filme podemos perceber como cada espécie de dinossauros se comportava antes e como reagiu depois do impacto do meteorito até acabar por se extinguir e dar lugar a novas espécies.

 

 

Introdução:

 

• Título do filme: O último dia dos dinossauros 

• Local da projecção: o filme foi projectado na sala 8

• Data da projecção: 18.Setembro.2014

• Realizador do filme: Richard Dale 

• Ano da realização do filme: 2010 

 

Desenvolvimento: Resumo do filme 

 

Há 100 milhões de anos dois asteróides colidem na cintura de asteróides, o que faz com que ambos originassem enormes fragmentos de asteróide. 

Um deles com cerca de 10 km de diâmetro e com dois triliões de toneladas afasta-se da rota que os outros percorriam e avança em direcção ao planeta terra.

A lua é a única capaz de salvar a terra deste asteróide levando ela com o impacto, contudo este passa ao lado da lua, que se encontrava no local errado à hora errada, e continua o seu percurso a grande velocidade em direcção à terra.

Ao entrar na atmosfera o meteoro transforma-se numa bola de fogo a cerca de 20000 ºC e atinge uma velocidade entre os 64 e 72 km/h.

Após trespassar a atmosfera o meteoro demora cerca de 4 minutos a chegar ao solo.

No golfo do México um grupo de Alamossauros que se alimenta das verduras que encontra, avista uma luz muito forte que se desloca em direcção a eles e que os cega de imediato. E é então que o meteoro embate no solo formando uma caratera com 10km de diâmetro e numa fracção de segundos desintegra-se. (Teoria com mais peso hoje em dia - teoria do impacto do meteorito).

O impacto provoca uma chuva de detritos do tamanho de prédios provenientes da desintegração do meteorito e Alamossauros são bombardeados e mortos.

No local do embate atmosfera atinge os 300ºC e rapidamente todos os dinossauros e outros ser vivos que se encontravam na área são extintos, à excepção de alguns ovos que conseguiram sobreviver devido ao facto de estarem protegidos por várias camadas de terra.

Oito minutos depois da queda do asteróide é formada uma nuvem de detritos que se alastra e aquece tudo o que cobre, o que faz com que os poucos que sobreviveram ao impacto não resistam ao grande aumento das temperaturas.

Minutos mais tarde os milhares de volts que alimentam a nuvem criam uma tempestade eléctrica e rochas sobreaquecidas caiem de vales e dinossauros voadores não são capazes de voar devido ao fumo e à forte tempestade.

Entretanto na Mongólia temperaturas sobem drasticamente e 90 minutos depois do impacto são atingidos os 150ºC, o que faz com que um grupo de Coronossauros e Saurornitóides que ali se alimentavam tenham de se refugiar e partilhar um abrigo onde seja possível respirar.

Devido ao aumento das temperaturas a nuvem de detritos dá origem a inúmeros incêndios que por consequência devido à baixa da pressão atmosférica criam novas correntes de vento.

2 Horas depois o planeta está todo coberto por fumo e o hemisfério ocidental por fogo.

Na Mongólia, 5 horas depois do impacto as temperaturas caiem e dinossauros saem do refúgio sem qualquer noção do que iria acontecer pouco tempo depois.

Os ventos fortes provocam uma enorme tempestade de areia na Mongólia. Saurornitóides conseguem abrigar-se debaixo de areia contudo devido ao seu grande tamanho Coronossauros não têm a mesma sorte e acabam por morrer sufocados com a quantidade de areia.

Entretanto os carnívoros sobreviventes alimentam-se dos cadáveres das espécies que não sobreviveram, mas uma semana depois do impacto a comida começa a escassear.

Quando tudo parece estar mais calmo o oceano recua, o nível das águas baixam, as placas tectónicas afectadas pela energia do choque do meteorito originam ondas sísmicas muito fortes e enormes tsunamis alagam o planeta e matam muitos dos sobreviventes.

O mundo entra então num inverno nuclear onde o sulfeto de hidrogénio e outros gases largados pelos vulcões que entraram em erupção (teoria do vulcanismo- forte actividade vulcânica originada pelo forte impacto do meteorito) predominam na atmosfera e provocam a paralisia dos pulmões e a asfixia.

Durante dois anos a terra viveu em total escuridão e os que não morreram devido à asfixia ou às alterações climáticas (terra arrefeceu muito bruscamente) acabaram por ser mortos por outros dinossauros em lutas por comida ou pela própria vida.

No final os pouquíssimos que sobreviveram e os ovos que ficaram debaixo da terra tentam começar as suas vidas de início contudo foi impossível pois as suas espécies já estavam extintas e para sobreviver é necessário existir uma massa quantitativa igual a eles.

Milhões de anos depois a natureza recomeça a nascer e as espécies que conhecemos nos dias de hoje, como os mamíferos, iniciam a sua existência.

 

 

Curiosidades:

 

• T-Rexs- carnívoros (alimentaram-se dos cadáveres dos que não sobreviveram ao impacto), violentos e muito protectores das suas crias. 

• Quetzalcoatlus – alimentavam-se de ovos de T-Rexs e por essa razão desencadeavam-se muitas vezes lutas entre estas duas espécies.

• Alamossauros – comiam cerca de uma tonelada de folhas por dia, e por estarem sempre à procura de comida as fêmeas nunca construíam ninhos para os seus ovos. Daí alguns ovos terem sobrevivido debaixo de terra.

• Caronossauros 

• Saurornitóides- roubavam ovos aos coronossauros para se alimentarem destes.

• Tricerótopes- depois do impacto do meteorito procuraram comida numa ilha contudo são atingidos por um tsunami.

 

 

Conclusão:

 

Após o visionamento deste filme e a realização deste trabalho a maior conclusão que posso tirar é que se os dinossauros não se tivessem extinguido há tantos milhões de anos a nossa existência seria impossível, só porque eles morreram nós podemos viver.

Achei o filme bastante interessante e definitivamente que me ajudou a compreender melhor a matéria visto que quase que assisti ao acontecimento (apesar de ser apenas uma simulação) e na verdade acho que me aumentou a curiosidade em relação à Geologia, que para ser sincera, nunca me despertou muito o interesse.

 

Anexos:

 

Titulo: O último dia dos dinossauros 

Género: Documentário 

Pais: Estados unidos da América 

Data de lançamento (EUA): 29 de Agosto de 2010

Idioma: Inglês 

Director: Richard Dale 

Produtor: Michael Robins 

Escritores: Graham Booth e Billie Pink 

Narrador: Bill Mondy 

Nomeações: 

-Gemini Awards 2011 (melhor som num documentário, programa ou série).

-VES Awards 2011 (melhores efeitos visuais numa mini série, filme ou documentário.

 

O Filme:

© 2023 by Web Folk. Proudly created with Wix.com

bottom of page